Processamento Sensorial

Processamento Sensorial

04/09/2016
Processamento Sensorial

Será que lembramos e falamos o suficiente da importância do processamento sensorial para o Desenvolvimento Infantil?

Temo que não!!

Mas dar a este tema o devido status talvez não seja tão difícil.

Os bebês desde o nascimento e nos primeiros anos de vida são verdadeiras máquinas de processamento sensorial.

Logo ao nascer o bebê já começa a receber informações sensoriais  de todos os sistemas principalmente relacionadas ao corpo e a gravidade.E desde muito cedo já inicia o desempenho de inúmeras respostas adaptativas para atingir autorregulação.

Imaginemos essas múltiplas sensações chegando por várias modalidades sensoriais.Atividades simples e diárias como ser balançado, sugar , ser segurado no colo, acompanhar um objeto ou focar firmemente no rosto da mãe, ouvir sua mãe cantar, ser tocado no banho.....

Precisamos lembrar aqui que consideram-se sete os  sistemas sensoriais , são eles : Tátil, visual, auditivo, gustativo , olfativo ,proprioceptivo e vestibular.

O fluxo da estimulação sensorial que passa por todos os sentidos simultaneamente é sem fim.

Crianças

Para o bebê é um imenso desafio destacar as informações mais relevantes e filtrar outras, no sentido de manter-se autorregulado e evitar a sobrecarga sensorial.

As sensações ativam receptores sensoriais no processo chamado de excitação.É através do processo de inibição que o cérebro filtra as informações inúteis.

O bebê vai construindo seu sistema modulatório ou de autorregulação através do equilíbrio entre excitação e inibição e vai “aprendendo” a transitar entre os estados de sonolência e alerta, atenção e desatenção, relaxamento e prontidão.

Processamento sensorial diz respeito ao processo neurológico responsável por organizar as informações recebidas do ambiente (interno –corpo e externo –mundo) para que sejam usadas de forma apropriada ao dia a dia.(Kranovitz,2005)

Response - Sensory Input - Processing

De acordo com Ayres (2005) o cérebro é fundamentalmente uma máquina de processamento sensorial.Quando o cérebro processa as sensações de forma eficaz, respostas adaptativas são geradas de modo que a pessoa consegue lidar com seu ambiente e manter uma rotina sem problemas.

O processamento sensorial envolve uma gama de processos que ocorrem simultaneamente, destacamos a MODULAÇÃO SENSORIAL.

A modulação pode ser considerada o processo de auto regulação do sistema nervoso. A modulação sensorial é a capacidade do Sistema Nervoso Central (SNC) para regular e organizar o grau, a intensidade e a natureza das respostas do input sensorial de uma forma graduada e adaptativa (Miller, Reisaman, McIntosh & Simon, 2001).

Interpretar as informações sensoriais é um aprendizado que começa na infância sem que se tenha conhecimento e perdura por toda vida.(Ayres , 2005)

Para Ayres todas as habilidades da criança, desde as comportamentais, emocionais e até acadêmicas , tem sua origem em uma base sensório motora.Grande parte da aprendizagem de uma criança está relacionada á sua habilidade de integrar informações sensoriais.Para a autora , as informações sensoriais e  atividade motora durante a infância moldam as interconexões neurais para formar processos sensoriais e motores que permanecem ao longo da vida.

Ayres (1989)) citada por Fischer & Murray(1991) referiu que as funções cerebrais funcionam como um todo , mas os níveis do processamento sensorial superiores(corticais) , estão dependentes da integridade das estruturas de processamento inferiores(subcorticais) e das experiências sensório motoras.

E quando todo este complexo sistema de modulação não funciona como se espera?

Podemos ter o Transtorno de Modulação Sensorial ou Transtorno de Processamento Sensorial (TPS) que podem aparecer sozinhos ou como comorbidades em vários outros diagnósticos.

Em nosso próximo texto falaremos mais sobre isso!!!

Katia Scherer Beidaki, T.O. , Consultora PLAY Project do neuroplaybrasil.