Joaquim - o garotinho que saiu da Zona do Conforto Visual para a Interação!

Joaquim - o garotinho que saiu da Zona do Conforto Visual para a Interação!

Joaquim - o garotinho que saiu da Zona do Conforto Visual para a Interação!

Depoimento da Família

"Desde pequeno Joaquim sempre enfrentou obstáculos de adaptação, atividades básicas como alimentação e sono se mostravam difíceis e sempre necessitaram muito apoio. Mas até os dois anos acreditávamos que ele superaria estas dificuldades de maneira natural. Até vermos ele junto aos coleguinhas da escola. A diferença de interação com as pessoas e noção do que ocorria no ambiente eram enormes e ele piorava a cada dia, junto com as dificuldade nas atividades básicas. Aos dois anos, com nosso filho sofrendo, já estávamos em uma Maratona de avaliações com diversos profissionais a procura de ajuda.

Quando o TEA surgiu como resposta, fizemos várias pesquisas, e acreditávamos que deveríamos participar intensamente de todas as terapias que ele viesse a experimentar. Neste contexto surgiu o Play Project. O próprio nome já diz: brincar. E neste brincar está inserida a família e sua féno potencial da criança. Como Joaquim sempre foi muito carinhoso conosco, sabíamos que se utilizássemos a abordagem correta mais cedo ou mais tarde ele responderia. As dicas dos vídeos e das terapeutas passaram a fazer parte do nosso dia a dia. E veio o primeiro olhar, o apontar, mostrar, brincar com intenção comunicativa, círculos se abrindo cada vez mais. As ideias e exemplos presentes nos relatórios foram essenciais, pois não tínhamos a mínima ideia de como ajudar.

Somos muito próximos e ligados ao Joaquim graças a este programa. Hoje ele é uma criança muito feliz e calma, que consegue conviver em público e acompanhar, mesmo com dificuldades motoras, seus colegas na aula. As palavras /da/, /papai/,/ mamãe/, a identificação e demonstração das vontades e brincadeiras preferidas, fluem naturalmente e estamos muito felizes em sentir cada vez mais, sua personalidade, suas ideias e seu amor.

Brinquem juntos sempre!!!

Mauricio, Simone e Luana "

 

Depoimento da consultant: 

Quando a família do Joaquim deu às boas-vindas ao PLAY PROJECT, não havia dúvida o quanto eles estavam decididos em trilhar um caminho do qual eles pudessem ir ao encontro do filho através da interação e do relacionamento, mesmo sabendo que esta era talvez, uma das dificuldades dele. A capacitação para pais foi então, um dos caminhos que eles escolheram.

Na medida em que eles foram se apropriando das orientações era notável como a atenção compartilhada e o tempo de engajamento vinham em um crescente, e como Joaquim começava a demonstrar prazer em estar com o outro. A cada encontro do PLAY PROJECT eram novos desafios que a família tinha que superar, e assim o foram fazendo com muita PACIÊNCIA, PERSISTÊNCIA e CONFIANÇA ao programa ao consultor e à supervisão. Desse modo, cada olhar, sorriso, gargalhadas e a troca com o outro foram emergindo, e o prazer de estar totalmente conosco cada vez mais foi se tornando o principal para Joaquim.

Parabéns à família de Joaquim que seguiram seu desejo de ir em busca deste caminho, em acreditar no quanto era também importante a intervenção através da família baseada no relacionamento de modo lúdico e FUN.

Celina Gutierrez Loureiro

 

Depoimento da Supervisora:

 Joaquim começou o programa em um nível de pouca atenção compartilhada, com muita busca de zona de conforto visual. HOJE seu olhar, ao encontrar o do outro, tem intencionalidade afetivo- cognitiva!!! Joaquim “pede passagem” quando a atenção esta voltada para outros! Ele quer ser incluido! Se faz presente, se comunica com objetivos planejados em sua mente, que emergem como precisam aflorar! (“de dentro para fora”) Não precisa mais ficar em sua zona de conforto pois tem “FUN together”.

Mas não apenas Joaquim cresceu, e já foi salientado acima, pelos pais e irmã assim como pela consultant. O que de fato ocorreu foi uma grande mudança nessa família, que está se divertindo unida, que aprendeu a valorizar os momentos mais simples da atividade do dia a dia, que se alegra em uníssono, que busca os próximos patamares, agora mais voltados a fala e ao aprendizado formal, com um olhar para a vida como ela de fato é, com altos e baixos, com afeto, com a certeza de que estão juntos “para o que der e vier”. Sem esse alicerce fundamental,sólido, seria difícil sustentar os desafios da exigência protocolar social para expressar sua capacidade.

Parabéns a essa família tão linda que descobriu dentro do núcleo familiar os pequenos grandes valores de viver a vida com interação, com trocas, com significados afetivos.

Maria Sonia Goergen