O Desenvolver emocional do desenvolvimento infantil: um olhar de 0 a 3 anos

O Desenvolver emocional do desenvolvimento infantil: um olhar de 0 a 3 anos

04/08/2016

Vamos conversar um pouco sobre o desenvolvimento de 0-3 anos?

Primeiramente, penso ser interessante começar refletindo sobre o significado de se desenvolver... O desenvolvimento humano é baseado em por que e como o organismo humano se desenvolve e se modifica no decorrer da vida.

“Define-se desenvolvimento em termos das mudanças que ocorrem ao longo do tempo de maneira ordenada e relativamente duradoura e afetam as estruturas físicas e neurológicas, os processos de pensamento, as emoções, as formas de interação e muitos outros comportamentos” (Newcombe, 1999, p.24)

O Desenvolvimentopsicológico de uma criança é algo dinâmico e cheio de surpresas. Embora haja parâmetros (marcos)esperados que ocorram em cada idade, como por exemplo, falar, andar retirar as fraldas... esses marcos são influenciados de forma multifatorial.Ou seja, existem fatores biológicos e ambientais que estão interligados quando uma criança se desenvolve.

O desenvolvimento emocional da criança já inicia no período pré natal. Segundo Lewis (1996), mães relatam que o feto responde com movimentos rigorosos quando ouve a voz materna ou acalma-se com seus batimentos cardíacos.Os aspectos mais importantes desse período relacionam-se a hereditariedade e ambiente. O estado físico do pai também pode afetar o desenvolvimento da criança que ele ajuda a conceber. Nos últimos meses da gravidez os pais se tornam conscientes da realidade e da atividade do futuro bebê e as mudanças que vem pela frente – O primeiro momento Crítico – (Brazelton, 2002).

O desenvolvimento emocional está ligado intrinsecamente a MATURAÇÂO1.

1 A maturação se refere a seqüência universal de eventos biológicos que ocorrem no corpo e no cérebro.

 

Clique aqui para ler o texto completo.

 

Eriane Zingano Wainstein - Psicóloga CRP 07/10387
Psicodiagnóstico/Psicoterapia

Especialista em Psicoterapia da Infância & Adolescência - Instituto Contemporâneo
Especialista em Avaliação Psicológica - UFRGS
Consultant do PLAY Project - neuroPLAYbrasil@gmail.com
Consultório: Av. Taquara, 386/602. Petrópolis.Porto Alegre/RS. Fone: (51)3338.8822
Cel. (51)9103.5097 ezwainstein@gmail.com

#neuroPLAYbrasil